NOVIDADE

Entenda a diferença entre motor DOHC e SOHC

f compartilhe

As siglas significam Double Over Head Camshaft (duplo comando de válvulas no cabeçote) e Single Over Head Camshaft (comando de válvulas simples no cabeçote). 

 

Para identificar a função de cada uma, basta observar: quando a abertura e o fechamento das válvulas são feitos direto por uma árvore de comando de válvulas, trata-se do SOHC . Este recurso é bastante usado nos atuais motores de duas válvulas por cilindro.

 

Apesar dos motores com sistema SOHC serem mais simples e baratos de produzir, devido às normas ambientais e às preocupações com a performance, é uma solução em vias de extinção.

 

 Já em cabeçotes de quatro válvulas por cilindro é mais comum a utilização de duas árvores: uma para as válvulas de admissão e outra para as de escape. Isto caracteriza um motor DOHC.

 

Este modelo é a solução atualmente mais usada na indústria automóvel. A grande vantagem do sistema DOHC face ao SOHC, é possibilitar uma melhor gestão do fluxo de gases na câmara de combustão, tanto na fase de admissão (permitindo a formação de um mistura mais homogénea na câmara de combustão) como na fase de escape (permitindo a expulsão dos gases de escape de forma mais eficaz). Aumentando desta forma o rendimento do motor ao mesmo tempo que reduz os consumos e as emissões.

Facebook Email
Em que posso ajudar?