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Saiba o que é um catalisador e como ele funciona

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O catalisador é um componente que tem o objetivo de reduzir a quantidade de poluentes emitidos no ambiente pela descarga dos gases do motor. Monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos não queimados são os principais componentes nocivos dos gases do escapamento.

 

Ele foi desenvolvido para trabalhar em sintonia com o sistema de alimentação de combustível dos automóveis. Em bom funcionamento, ele é capaz de converter cerca de 98% dos gases poluentes e nocivos.

 

O catalisador também impulsionou a utilização da gasolina sem chumbo. Este componente contaminaria o agente catalisador, podendo inutilizar e até entupir a peça. Se o combustível utilizado no seu carro for de qualidade, o catalisador poderá ter o mesmo tempo de vida útil do próprio carro. Dificilmente apresentará problemas de entupimentos parciais ou totais durante toda sua vida.

 

Remover o “miolo”, usar um catalisador falso ou com defeito, pode causar diversos problemas ao veículo. Entre eles, a desregulagem do sistema de injeção eletrônica e a alteração da contrapressão do sistema de escapamento. Também pode-se perceber um aumento do consumo de combustível e a perda do rendimento do motor. Em um carro de passageiros comum, o catalisador, que tem a forma semelhante à de um silenciador.

 

Fica entre o motor e o silenciador, na parte de baixo do carro, geralmente abaixo do banco do passageiro. Talvez você até já tenha sentido seu calor através do assoalho em uma viagem longa.

 

Basicamente, para veículos com motores de ciclo Otto (álcool, gnv e/ou gasolina), existem dois tipos de catalisadores:

Catalisadores de oxidação

Metais como paládio (Pd) e platina (Pt) em quantidades bem pequenas (para manter o catalisador com preço baixo) convertem os hidrocarbonetos da gasolina não queimada e o monóxido de carbono em dióxido de carbono e água.


 Catalisadores de redução

Metais como paládio (Pd) e ródio (Rh), também em quantidades bem pequenas, convertem o óxido de nitrogênio em nitrogênio e oxigênio. O óxido de nitrogênio contribui para a névoa fotoquímica, também conhecida por Smog.

 

Apesar da alta vida útil dos catalisadores, os defeitos mais comuns encontrados nesta peça são entupimento ou contaminação. Mesmo quando há suspeita de entupimento, não há como diagnosticar isso sem que a peça seja removida para observar o desempenho do motor sem o componente.

 

Principais sintomas de problemas no catalisador:

  • O carro não anda o que deveria quando se pisa no acelerador;
  • Aumento de consumo de combustível
  • Aumento da rotação do motor quando em marcha lenta
  • Se o catalisador estiver totalmente entupido, o motor pode parar de funcionar depois de alguns minutos por causa do aumento da contrapressão no escapamento.

 

Dicas 

  • Evite estacionar seu carro sobre grama alta ou vegetação seca. A altíssima temperatura que o catalisador atinge pode causar um incêndio (lembre-se que ele fica sob o assoalho do carro);
  • Mantenha o sistema de ignição do seu carro (velas, bobinas e cabos de vela) sempre em ordem. Isto evitará que combustível não queimado entre e contamine o catalisador.