NOVIDADE

Entenda quais são os riscos para seu carro ao rodar com pouco combustível

f compartilhe

Rodar com pouco combustível diminui sensivelmente a vida útil da bomba de combustível. Não é porque o tanque do seu carro possui uma reserva que você andará sempre com pouco combustível.

 

Chegar até a reserva vez ou outra não tem problema, o que estraga a bomba de combustível é viver na reserva. A bomba fica alojada dentro do tanque justamente para que o combustível refrigere o pequeno motor elétrico que está contido dentro dela.

 

Quando você vira a chave de ignição, assim que as luzes do painel ascendem, a bomba de combustível do seu carro começa a funcionar, e ela não para, fica mandando combustível para o motor esteja ele funcionando ou não, aquilo que o motor não queima é devolvido para o tanque.

 

Como você pode perceber esse pequeno motor trabalha muito e aquece bastante, é por isso que a bomba precisa de pelo menos ¼ de combustível dentro do tanque para resfria-la.

 

Além do aquecimento, existem outros vilões dentro do tanque que se aproveitam do nível baixo para estragar sua bomba de combustível, a sujeira acumulada no fundo do tanque entope parcialmente uma pequena peneira que fica na boca da bomba, essa obstrução acaba exigindo mais do motor e com o tempo ele acaba queimando.

 

Isso também pode acarretar entupimento do filtro de combustível, além dos bicos injetores, que levam o combustível até o motor, gerando mais gastos com a troca do filtro e limpeza dos bicos.