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Conheça os tipos de correia do motor

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Correia dentada

 

Quando falamos: “está na hora de trocar a correia do motor de seu veículo" logo se entende que se trata da correia dentada. Ela é a correia mais conhecida e a que faz a ligação entre o eixo-comando de válvulas e o virabrequim do motor, sincronizando-os e fazendo com que as válvulas de admissão e de escapamento se abram e fechem no momento exato.

 

No caso de sua quebra ou rompimento, o motor não só para de funcionar como também há chances de peças serem danificadas sem reparação.

 

É recomendada a revisão de seis em seis meses do conjunto do motor. Sua troca vai depender do seu estado, porém deve acontecer entre os 30 mil e 40 mil km rodados.

 

Sintomas quando algo está errado com a correia dentada:

 

  • Barulho vindo do motor, se a cinta está solta ou desgastada;
  • Carro não dá partida;
  • Superaquecimento do motor.

 

 

Correia do alternador

 

O alternador é responsável por gerar energia para a bateria do veículo e a correia do alternador tem a função de colocar o alternador em movimento.

 

Se ela arrebentar, a bateria não vai carregar e, bom , sem bateria, o carro não funciona.

 

Se o caso não for de rompimento, mas o alternador continuar tendo dificuldade para carregar a bateria, a questão pode ser apenas uma falta de regulagem da correia. Isso pode ser reparado facilmente: solte um pouco os parafusos do componente afetado, empurre-o com uma alavanca esticando a correia e reaperte os parafusos.

 

É recomendado a revisão da correia a cada 10 mil km e sua troca deve ser feita em no máximo 20 mil km rodados.

 

Sintomas quando algo está errado com a correia do alternador:

 

  • Luz da bateria é ligada no painel;
  • Dificuldade em dar a partida no carro.

 

Correia do ar condicionado

 

A correia do ar condicionado é responsável por colocar o compressor do sistema em movimento. Ela é ligada ao motor do carro. Ao ligar o ar condicionado do carro, a correia entra em funcionamento, possibilitando a diminuição na temperatura da cabine.

 

Se ela romper, o ar para de funcionar.

 

Sua troca é recomendada a cada 50 mil km.

 

Sintomas quando algo está errado com a correia do ar condicionado:

 

  • O ar condicionado simplesmente para de funcionar.

 

Correia da direção hidráulica

 

A correia da direção hidráulica trabalha de forma a acionar a bomba hidráulica que envia o fluido para a caixa de direção, diminuindo o peso do volante nas manobras.

 

No caso de rompimento da correia, a direção vai funcionar, porém fica mais pesada.

 

A revisão é recomendada aos 10 mil km e a troca não deve passar dos 20 mil km.

 

Sintomas quando algo está errado com a correia da direção hidráulica:

 

  • Direção fica dura.

 

Para evitar qualquer transtorno com seu veículo, dê uma passada na Retífica Mocellin, temos profissionais altamente capacitados para resolver possíveis problemas.