NOVIDADE

Compreenda o que é óleo mineral Multiviscoso

f compartilhe

Os óleos minerais multiviscosos são um tipo de óleo para motores que têm uma viscosidade que consegue se adaptar a qualquer temperatura ambiente para o bom funcionamento do motor. Esse tipo de óleo atinge os principais pontos de lubrificação com eficiência, seja no inverno ou verão.

 

Feitos de petróleo bruto, o óleo mineral multiviscoso é obtido diretamente do processo de refino.

 

Atualmente os produtos multiviscosos são maioria no mercado, uma vez que os veículos exigem cada vez mais dos lubrificantes, com temperaturas operacionais cada vez mais altas.

 

A diferenciação da viscosidade funciona da seguinte maneira:

  • quanto menor o primeiro número (antes da letra W), mais fluido é o lubrificante em baixas temperaturas, o que facilita a rápida lubrificação na partida.
  • quanto maior o segundo número (após a letra W), mais “grosso” é o óleo ao ser submetido ao calor gerado pelo motor.

 

Temos que lembrar que o motor, no momento da combustão alcança temperaturas muito altas e o lubrificante ainda assim deve resistir e “não romper”.

 

Exemplo

Se a condição da direção for muito severa, é fundamental que o lubrificante consiga manter a película lubrificante adequada para que, durante a operação, o óleo não se “quebre” devido à alta temperatura.

 

O óleo não pode ser muito “grosso”, caso contrário o motor terá que fazer mais força para bombear o óleo, e como consequência, consumirá mais combustível.

 

Da mesma forma, no momento da partida, os motores não lidam bem com óleos que são muito viscosos, principalmente quando a temperatura está fria: a lubrificação não flui tão rapidamente entre as peças.

 

O resultado é um risco de desgaste das peças do motor.

 

A linha sintética dos lubrificantes Havoline conta com a tecnologia ProDS que se traduz em uma fórmula avançada com desempenho excepcional que protege contra o desgaste, a formação de depósitos, borra e verniz, prolongando a vida útil do motor, maximizando a economia de combustível, além de reduzir emissões de poluentes.

 

Já a linha Havoline Semissintética possui a Tecnologia Escudo Protetor que prolonga a vida útil do seu motor, protege contra o desgaste e minimiza a formação de depósitos, borra e verniz, mesmo em altas temperaturas.

 

Cuidados

O óleo mineral multiviscoso precisa de aditivos especiais, porque pode provocar a carbonização no cabeçote e nas sedes de válvula. Sendo assim, a adição de aditivos evita esse tipo de problema.

 

O que garante essas vantagens é a tecnologia presente em cada produto.

 

A Retífica Mocellin trabalha com os óleos Havoline, então, quando você precisar, dê uma passada em nossa mecânica e garanta os melhores produtos.