NOVIDADE

Saiba como cuidar do ar-condicionado do seu carro

f compartilhe

Hoje em dia, o ar-condicionado tornou-se um item praticamente indispensável em um carro. Mas para garantir que o equipamento mantenha sempre um bom funcionamento, é preciso tomar alguns cuidados no dia a dia, a fim de prolongar a sua vida útil e proporcionar o bem-estar do motorista e dos passageiros por mais tempo.

 

Muitos motoristas não sabem, mas ligar o ar-condicionado com o motor em uma rotação acima de 3.000 rpm pode prejudicar o compressor, reduzindo a vida útil do equipamento. Se você já estiver com o carro em movimento, pise na embreagem para reduzir a rotação antes de ligar o ar.

 

Porém, o mais recomendado é ligá-lo logo após acionar o motor, ao dar a partida no veículo, desde que ele não tenha ficado muito tempo exposto ao sol. Nesse caso, antes de ligar , é recomendado que você aguarde alguns minutos com a janela aberta, assim você não vai exigir que ele tente resfriar um ambiente com uma temperatura muito elevada.

 

Quando você desliga o ar-condicionado, muita umidade fica acumulada nos dutos do equipamento, o que facilita a proliferação de fungos e bactérias no local. Portanto, é extremamente importante que você ligue a ventilação quente por alguns minutos após desligar o ar gelado, para que a umidade seja eliminada. O recomendado é realizar este procedimento cerca de três minutos antes de chegar ao seu destino e desligar o carro.

 

Um dos principais componentes do ar-condicionado é o filtro de ar, que retém todas as impurezas que passam pelo equipamento. Quando o filtro está sujo ou úmido, ocorre um mau cheiro característico, mas que não deve ser considerado como normal.

 

Quando isso acontecer, leve o seu veículo a uma oficina especializada e efetue a troca do filtro. O ideal é que ela ocorra a cada seis meses, ou quando você notar o mau cheiro ou o acúmulo de poeira no ar-condicionado.

 

Para manter o bom funcionamento das válvulas do ar-condicionado, o recomendado é que você ligue por pelo menos 10 minutos por semana, inclusive durante os dias frios. Assim, quando você precisar fugir do calor, ele estará em perfeito funcionamento.

 

Se você seguir estas dicas estará prolongando a vida útil do seu ar-condicionado por muito mais tempo.